terça-feira, 23 de novembro de 2010

No limiar de outra vida...

Em meu último ano de Panamericana, fui desafiada a realizar três projetos autorais, aliás um grande desafio, pois até então não tinha nenhuma experiência em projetos autorais e não tinha a mínima idéia do que fotografar, nem como, nem por onde começar.
Lembro-me do primeiro dia em que o professor pediu que apresentassemos as nossas primeiras ideias, e eu absurdamente falei algo sobre varais, bicicletas, até mesmo prostitutas; e quando o professor disse que o projeto tinha que ser algo que "nos pertencesse" algo que realmente "estivesse dentro de nós", abandonei totalmente as primeiras ideias (por motivos óbvios).
Tentei fotografar algo relacionado com fé : igrejas , a Festa do Divino (que tanto amo e tanto orgulho tenho) mas não deram em nada.
E um dia , do nada, tive a ideia de fotografar no asilo. E pra lá fui. Primeiro cheguei, me apresentei, pedi autorizaçao as coordenadoras, e comecei a ir toda semana. Uma vez por semana, toda quinta-feira, lá estava eu. E assim fui em inserindo no contexto, eles foram se acostumando comigo.
 Fiz as primeiras fotos, selecionei, imprimi e levei pra eles, observando suas reações e também registrando-as. Fui criando história com eles, fui ouvindo histórias deles. Fui aprendendo a respeita-los e amá-los. Fui realmente fazendo vinculos com todos eles sem exceções. E isso profissinalmente não sei se foi muito bom, pois nem sempre consegui manter o distanciamento que um profissional precisa manter, pra captar todas as imagens e cenas.
E também na hora de seleciona-las foi dificilimo, pois todas as imagens tinham uma história, e o trabalho de desapego foi dolorido por demais e só consegui faze-lo com a orientação sabia de meu professor Daniel Salum.
E esse projeto também foi muito interessante, porque ao começar o curso de fotografia eu dizia que não gostava de fotografar pessoas (retratos), e no entanto, o meu melhor projeto autoral, o mais bem resolvido veio com as fotos de pessoas, grandes pessoas, pessoas maravilhosas.














Foram mais de 3.000 fotos das quais estou colocando aqui um pouquinho só. E aí estão as fotos selecionadas para o meu portfolio de final de curso. Espero que gostem...

2 comentários:

  1. Muito bom!
    Parabéns pelo trabalho Rita!!
    Desejo muito sucesso!!

    Alberto Teixeira

    ResponderExcluir
  2. PARAAAAAABEEEEEENS Muito lindo!!!!!
    chorei...talvez um pouco de sentimento de falta de meu pai...talvez pela tristeza da velhice....mas são fotos lindas cheias de sentimento.Boa Sorte e muito sucesso!!!!!

    ResponderExcluir